quarta-feira, 7 de maio de 2014

Do mundo para o palco

A comemoração dos 20 anos d'O Teatrão continua a inspirar o nosso caminho e a fazer desta companhia um polo festivo e agregador de diferentes estilos, públicos, artes e ofícios. Os meses de maio e junho, de manjericos e sardinhas cheirosos, explodem n'O Teatrão como autênticos bailes populares que juntam portugueses e estrangeiros de várias idades e origens artísticas.

São oito enérgicas semanas que incluem um projeto-satélite dos Circolando (um dos mais relevantes projetos nacionais de criação artística), a que se segue um workshop de teatro com Ana Madureira para maiores de 18 anos e o atelier "Noveloteca", onde pais, filhos, avós e netos podem desnovelar as suas próprias histórias; o sempre bem-vindo Leirena Teatro; o universo poético do genial andaluz Federico Garcia Lorca (pelos alunos de Teatro e Educação da ESEC) e as aventuras dos alucinantes Nanu, o Urso Polar e Fana Fox, a Raposa do Deserto, que nos fazem uma curta visita. A música e os "bailaricos" também não faltam, com o jazz dos alunos do Conservatório, os chilenos Denver, um espetáculo de tango e um inédito baile anos 20/30 (com figurino a rigor!), precedido de um workshop de "lindy hop".

O Teatrão continua, ainda, a aprofundar a sua relação com parceiros locais, regionais e internacionais: em maio, co-organiza a Conferência Internacional "Mapping Culture: Communities, Sites and Stories", com o CES, e no qual pretende lançar o projeto ARTÉRIA - uma rede de intervenção artística, social e académica a implementar com autarquias e instituições culturais e de ensino de oito cidades da Região Centro; em junho, organiza o Seminário "Intervenção comunitária em zonas urbanas", no qual reúne jovens de cinco países europeus para discutir possibilidades de intervenção artística nas comunidades em espaços arruinados, problemáticos ou sem projeto.

Se "o mundo inteiro é um palco", nestes meses O Teatrão inverte a ordem dos fatores e faz da sua casa o palco onde cabem muitos mundos, atividades e gentes de várias idades e nacionalidades. Junte-se a nós!


Sem comentários: