terça-feira, 6 de maio de 2014

X Mostra de Teatro Escolar

Numa organização da Escola Secundária Jaime Cortesão, da Escola Secundária com 3.º Ciclo Quinta das Flores e do Nova Ágora – Centro de Formação de Associação de Escolas, alunos e professores de escolas da região Centro juntam-se para apresentar e assistir a espetáculos de teatro ensaiados durante o ano letivo.

X MOSTRA DE TEATRO ESCOLAR (TEATRO)
Sala Grande | 5 a 9 de maio | segunda a sexta | entrada livre

"Completamos estes 10 anos, reafirmando a aposta da Mostra de Teatro Escolar que é a de dar a conhecer, aos alunos das escolas participantes e ao público em geral, os trabalhos teatrais produzidos dentro dos muros da Escola, alertando para o poder formativo, intelectual, social e humano do Teatro.

A Mostra de Teatro Escolar de Coimbra envolve todos os anos uma média de 15 escolas da região Centro, compreendendo grupos de Ílhavo, Seia, Tondela, Alvaiázere, Cantanhede, Soure ou Lousã, além dos de estabelecimentos de ensino do concelho de Coimbra, entre colégios e escolas públicas do Ensino Básico e Secundário. Na presente edição, assinalando-se os 10 anos da Mostra, participarão ainda grupos de outras regiões do país. Cada escola que adere à iniciativa assume o compromisso de participar, não só com o seu grupo de teatro, mas também com cerca de 100 alunos, que assistirão a um espetáculo de teatro apresentado por colegas de outras escolas. Durante a semana da Mostra passam assim pelo espaço da Oficina Municipal de Teatro quase dois mil jovens, representando e assistindo às representações teatrais, para além das dezenas de professores envolvidos e familiares.

Este projeto visa promover a cultura, a arte e o teatro como elementos estruturais da personalidade dos jovens e como complementos da sua formação académica através da montagem, apresentação e sua participação nos espetáculos da Mostra de Teatro Escolar de Coimbra. A Mostra tem ainda em vista a criação de públicos para o teatro e as artes performativas em geral, trazendo aos espetáculos alunos, Pais e Encarregados de Educação e público em geral.

Do ponto de vista da comunidade educativa, o projeto fomenta a inovação dos estabelecimentos de educação e ensino associados e o intercâmbio e divulgação de experiências artísticas e teatrais e dá resposta às necessidades de formação do pessoal docente responsável pelos grupos e clubes de teatro das escolas participantes, criando canais de colaboração e partilha entre os agentes artísticos e os docentes e discentes. A iniciativa, apesar da associar as vertentes educativa e artística, não tem recebido apoios do Ministério da Educação e Ciência nem da Secretaria de Estado da Cultura. Tem resistido nos últimos anos, apesar da escassez de apoios, mercê da cotização financeira das escolas participantes, que assegura os custos logísticos, do acolhimento à iniciativa por parte d'O Teatrão, que garante o espaço e o apoio técnico, e do suporte da Câmara Municipal de Coimbra relativamente ao transporte dos alunos das escolas do concelho."

A organização da X Mostra de Teatro Escolar

Sem comentários: