segunda-feira, 12 de maio de 2014

Uma Mulher em Viagem

CABRACEGA (Teatro)
Projeto-Satélite Circolando
Criação Coletiva | Encenação de Pedro Fabião
Sala Grande | 16 de maio | sexta | 21h30 | Maiores de 12 anos

CABRACEGA (Workshop)
Orientação: Ana Madureira, com colaboração de Vahan Kerovpyan
Sala de Ensaios | 17 de maio | sábado | 10h:13h – 15h:19h | M18 anos | Inscrição: 25 euros

©Hugo Valter Moutinho

A companhia portuense Circolando existe desde 1999, sempre sob a direcção artística de André Braga e Cláudia Figueiredo. Com presença nos mais variados festivais internacionais e em cidades da Europa, Ásia e América do Sul, a Circolando procura, no seu trabalho, um diálogo intenso entre a dança e o teatro, não deixando também de fora o forte contributo da poesia, artes plásticas, música e vídeo.

Paralelamente, a Circolando vem desenvolvendo projetos comunitários que fazem do território e das pessoas que os habitam a principal matéria criativa e, além disso, tem criado projetos de artistas associados - os chamados Projetos-Satélite, que permitem o acolhimento de artistas em residência de criação, ações de formação dentro e fora de portas, a partilha de recursos, saberes e universos e a potenciação de novos e inesperados encontros.

É precisamente um desses Projetos-Satélite que a Circolando traz ao Teatrão. Com interpretação e criação musical de Ana Madureira, CabraCega apresenta-nos uma mulher sozinha, em viagem. Contudo, se ao seu lado não está ninguém, dentro de si há um mundo de feitiços, seres imaginários, estranhas vozes e um emaranhado de fios antigos que insistem em acompanhá-la. Além disso, traz na mala a vontade de amor e os legumes da sua avó. Perante este mundo aparentemente obscuro, como chegar ao seu coração, ao coração da mulher, e desvelar as finas camadas daquele imaginário? Como descobrir o desencontro com o ser amado, o confronto com as ilusões, a perda da inocência e, ao mesmo tempo, o fio que a liga a um passado geracional de outras mulheres, a herança das histórias que se transmitem e perpetuam pelo sangue e do qual se revela, em simultâneo, um desejo de libertação?

Transportando-nos para um lugar interno, situado algures entre o sonho e a realidade, CabraCega é um solo de teatro que junta a poesia do movimento à intimidade do som e que foi construído como no jogo da cabra-cega, isto é, apalpando a matéria, no escuro. Um processo de pesquisa sobre o não dito, a sombra, os segredos encerrados numa biografia e que, por isso, O Teatrão decidiu acolher, visto encontrar nele linhas de investigação que aproximam ambas as estruturas.

Além disso, e como já vai sendo habitual n'O Teatrão, em que a vinda de alguns espetáculos proporciona novas e diversificadas experiências formativas, a presença de Ana Madureira em Coimbra é ocasião para oferecer à cidade um WORKSHOP DE TEATRO para maiores de 18 anos, realizado a partir da dramaturgia sonora de Cabra-Cega. Neste workshop, o músico Vahan Kerovpyan junta-se a Ana Madureira para um trabalho de exploração de qualidades físicas, vocais, emocionais e da imaginação, que permitem enriquecer o sentido da presença de cada um em cena e da permanente relação consigo mesmo, com o outro e com o público.

Ana Madureira é atriz e ilustradora. A sua formação inclui sessões de trabalho com vários artistas como Sofia Neuparth, Yumi Fujitani, Sergey Kovalevich e Natalka Polovynka (no Instituto Grotowski, Polónia). Colabora com a companhia Circolando desde 2007 e integra o ClownLaboratori Porto desde 2012. Guia projetos comunitários onde, através do teatro, dança e ilustração, cria a partir de material biográfico. A música (sobretudo composição e canto) tem sido um elemento central da sua prática artística, e presentemente partilha com Vahan Kerovpyan o dueto Lav Lur.

Vahan Kerovpyan é músico. Integra vários projetos musicais e faz o acompanhamento de cantores e contadores de histórias. Como ator, trabalhou com a companhia de teatro Un soir ailleurs e o coletivo L'enjeu a des ailes. Atualmente integra o dueto Lav Lur, o projeto-satélite da Circolando CabraCega, colabora com a companhia de dança Kerman, em Paris e com o instituto Grotowski e a companhia Teatr Zar, na Polónia, como músico e formador. 

Sem comentários: