quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Teatro e Comunidade, entre a palavra e a ação

No próximo dia 16 de fevereiro, o LABORATÓRIO TEATRO E COMUNIDADE irá encerrar com um sábado cheio: às 14h30, João Pedro Vaz apresenta o projeto COMÉDIAS DO MINHO, de que é atual diretor artístico e, logo a seguir, continuamos a conversa iniciada há uma semana sobre "Estratégias para a criação de uma dinâmica cultural regional". Por fim, às 21h30, o Leirena Teatro traz à OMT a sua última criação: CORRE MÃE! CORRE! Junte-se a nós!

Apresentação do projeto COMÉDIAS DO MINHO
João Pedro Vaz | Associação Comédias do Minho
Tabacaria | 16 de fevereiro | 14h30 – 15h30 | entrada livre

As COMÉDIAS DO MINHO nasceram em 2003 como fruto do investimento e da colaboração de cinco municípios – Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira – e têm como missão dotar o Vale do Minho de um projeto cultural próprio, adaptado à sua realidade socioeconómica e, portanto, com um enfoque especial no envolvimento das populações, a partir da construção de propostas de efetivo valor participativo e simbólico para as comunidades a que se dirigem.

JOÃO PEDRO VAZ
Nasceu no Porto, em 1974. É ator desde 1994 e encenador desde 2011. Iniciou-se no TEUC (Teatro de Estudantes da Universidade de Coimbra) a cuja direção pertenceu em 1995/6. Foi co-fundador da ASSéDIO e co-director entre 1998 e 2001 e colaborou ainda com o TEP e o TNSJ, no Porto, e, em Lisboa, com o T. Aberto, T. Meridional, T. da Cornucópia, T. Maria Matos e o TNDMII, entre outros. É diretor artístico das Comédias do Minho desde Outubro de 2009. Recebeu o Prémio Revelação Ribeiro da Fonte – Teatro 2000 (MC/IPAE), o The Best of Porto – Melhor Ator Teatro 2005 (Esc. de Comércio Externo) e foi nomeado para os Globos de Ouro SIC – Melhor Ator Teatro 2002. O seu espetáculo Ego teve duas nomeações no Prémio Autores 2010 (SPA/RTP).
As Comédias do Minho receberam em 2010 o Prémio Norte Criativo (CCDR-N e JN).



ESTRATÉGIAS PARA A CRIAÇÃO DE UMA DINÂMICA CULTURAL REGIONAL 
Tabacaria | 16 de fevereiro | 15h30 – 17h30 | Entrada livre 

A Região Centro do País, em particular os concelhos que circundam Coimbra, tem mantido uma já longa tradição de teatro, seja este desenvolvido por coletividades locais amadoras, seja por companhias profissionais, revelando um enorme potencial de desenvolvimento comunitário. Num momento em que assistimos à desertificação de parte do nosso território e à consequente perda das raízes e da memória do que somos, propomos uma discussão sobre o papel que todas aquelas estruturas têm, ou podem ter, na revitalização do território.


CORRE MÃE! CORRE!
Leirena Teatro | Leiria
Sala Grande | 16 de fevereiro | 21h30 | Entrada: €4

Fortemente ligado à Batalha de Aljubarrota, CORRE MÃE! CORRE! é um espetáculo simples e popular que fala de uma família que luta pelo seu futuro e consequentemente pelo seu país.
A mãe vê os seus dois filhos partirem para a batalha enquanto Maria, a filha mais nova, decide fugir de casa para lutar na linha da frente, na esperança de mudar o mundo. A mãe, ao saber da sua fuga, parte numa busca sem tréguas, na esperança de a levar de novo para casa. Na sua procura ela passa por vários lugares e várias gentes que a fazem sentir e entender as consequências de uma invasão e de um clima de instabilidade, o que a levará a lutar para garantir um futuro aos seus filhos. Um espetáculo que fala do amor, da LUTA de uma mãe que tudo faz para garantir a segurança dos seus filhos.
Falamos de situações e acontecimentos que certamente ocorreram e que não podem ficar perdidos no tempo. Por isso, o objetivo é fazer com que em todas as noites nasça um espetáculo para que “as palavras esquecidas sejam de novo aprendidas!”

Sem comentários: