terça-feira, 4 de junho de 2013

Mostra São Palco: ORFEU MESTIÇO - UMA HIP-HÓPERA BRASILEIRA

ORFEU MESTIÇO – UMA HIP-HÓPERA BRASILEIRA
Núcleo Bartolomeu de Depoimentos
OMT | Sala Grande | 5 e 6 de junho | quarta e quinta | 21h30 | M14

Com seis atores e oito músicos em cena, Orfeu Mestiço narra o retorno de um político ao seu passado atrelado à ditadura militar. Um telefonema sobre a exumação do corpo da sua companheira, Eurídice, coloca Orfeu em contacto com um passado que por anos ele tentou esquecer. A partir deste conflito, o texto inspirado nos mitos órficos (de morte e renascimento) evoca no espaço cénico (um terreiro eletrónico) personagens de várias épocas que guiarão Orfeu na sua descida aos infernos.

©Tatil Brandão


O Núcleo Bartolomeu de Depoimentos da Cooperativa Paulista de Teatro nasceu em 1999, a partir do encontro de artistas de diversas áreas motivados pela ideia de concretizar uma obra cénica híbrida, criada e executada pelos diferentes pontos de vista desses artistas envolvidos.

O foco da sua pesquisa de linguagem é o diálogo entre a cultura hip-hop (com a contundência da autorepresentação como discurso artístico) e seus elementos: a dança de rua/break; o DJ – música; o mc/rapper, responsável e criador do improviso que gera ritmo e poesia – rap; artes gráficas/grafitti – feito pelo artista de rua, e o teatro épico com seus recursos: o caráter narrativo apoiado por uma dramaturgia que se configura depoimento do processo histórico, como instrumento que elucida uma conceção do mundo, e coloca o ator-narrador em face a si mesmo como objeto de pesquisa; como homem mutável; homem em processo, fruto do raciocínio, da reflexão. O Núcleo investiga e investe na formação do ator-mc (artista nascido a partir desse casamento estético), como potente interlocutor entre a verdade nua e crua do dia-a-dia e a obra de arte.

©Zaiza Siqueira

FICHA TÉCNICA
Texto e Direção: Claudia Schapira Direção Musical: Eugênio Lima e Roberta Estrela D’Alva Direção de Movimento e Coreografias: Luaa Gabanini Atores-MCs: Cristiano Meireles [Orfeu Jovem] Daniele Evelise [Eurídice, Celestina] Eugênio Lima [Orfeu] Luaa Gabanini [Maria Alice, Mãe do Dops, Dançarina - Corifeia] Ricardo Leite [Coronel, Padre Léo, Chefe do Dops, General] Roberta Estrela D’Alva [MC-Griot-Corifeu] Músicos-Ogãs: Alan Gonçalves, Cássio Martins, Eugênio Lima e Grupo Treme Terra: Bruna Braga, Bruna Maria, Daniel Laino, Giovane Di Ganzá, Lígia Nicacio e Antônio Malavoglia. Assistente de Direção: Éder Lopes Cenografia: Daniela Thomas Cenografa Assistente: Bianca Turner Figurinos: Claudia Schapira Vídeo: Tatiana Lohmann e ZoomB Laboratório Audiovisual Operadora de Vídeo: Astronauta Mecânico Desenho de Luz: Francisco Turbiani [sob orientação de Cibele Forjaz] Operador de Luz: Carolina Autran Engenharia de Som: Dr Aeilton e Eugênio Lima Operador de Som: Dr Aeilton Produção ópera: Iramaia Gongora Direção de Produção: Carla Estefan Programação Visual: satocasadalapa Administração Núcleo Bartolomeu: Mariza Almeida

Sem comentários: