domingo, 2 de junho de 2013

Mostra São Palco: VAI-TE CATAR!

VAI-TE CATAR!
De Roberta Estrela D’Alva
Núcleo Bartolomeu de Depoimentos
TAGV | 4 junho| terça | 18h30 e 21h30 | M12 | 80min

Em cena, uma atriz, um microfone e um tapete imaginário. Embaixo dele, sujeiras, cacos, estilhaços de histórias, fantasias, fragmentos de vida, lascas de mágoas, pó de esquecimento, fios de recordações. Pedaços de cacos quebrados que, reunidos e colados novamente dão origem a uma nova peça. A palavra tem papel fundamental nessa pesquisa: o de pulsar com o ator no ritmo intenso da cidade,em busca de uma visceralidade, trazendo a linguagem das ruas e usando-a sonoramente. Uma “fala percurssiva”, criando estados, numa relação olho no olho com o público. A música como texto, e o texto como música. Uma experiência inédita que através do “spoken word*” (poesia falada), e influenciado pelos “slams**”, faz uma viagem pelo universo das palavras.

Spoken word* - Literalmente "palavra-falada", ou conceitualmente "poesia falada", é o nome dado à uma forma de performance na qual as pessoas recitam textos.
Slams**- Competições de “spoken word”, criadas em 1986 em Chicago, pelo poeta Marc Smith, hoje populares em muitos países como França e Bélgica. Em um Slam os poemas devem ser autorais, ter no máximo 3 minutos e os poetas não podem utilizar acompanhamento musical, figurinos ou cenário, focando-se apenas no “jogo” com a palavra.

©Núcleo Bartolomeu de Depoimentos

VAI TE CATAR! - A PESQUISA
O objetivo dessa pesquisa é investigar como se dá o desenvolvimento da interpretação do ator-mc, tendo como ponto de partida o "spoken word" e o que isso implica no resultado tanto estético quanto ético da sua linguagem, o Teatro Hip Hop.
Uma mudança fundamental e significativa, é que o ator passa a ser o dramaturgo da sua própria obra, tendo total responsabilidade sobre o que vai narrar (o que já acontece com os Mc's desde seu surgimento, onde os raps são sempre autorais).
Também passa a ser seu próprio diretor, pois a maneira a qual este texto vai ser apresentado também é encargo seu. Ou seja o ator-MC torna-se responsável pela obra do começo ao fim, do momento em que ela sai da sua mente para o papel ao momento em que ela se materializa aos olhos do público. Experiência a articulação de um pensamento, de um conceito e de um método, inteiramente.

 ©Núcleo Bartolomeu de Depoimentos

FICHA TÉCNICA
Concepção geral, textos, direção musical,“spoken words”: Roberta Estrela D’Alva Produção Musical: Pipo Pegoraro e Roberta Estrela D’Alva Desenho de Luz: Marisa Bentevigna Figurino: Alex Kazuo Consultoria Artística: Daniel Lima Operação de som: Luaa Gabanini Operação de Luz: Carol Autran Produção em Portugal: Carla Estefan Preparação Corporal: Cecília Gobeth Preparação Vocal: Andrea Drigo Treinamento de yoga: Alexandre Polain Gravação vovó e vídeo: Thomás Fujita Gravação aula de ballet: Sérgio Roisenblitz Participação especial “aula de ballet”: Flora Bellenzani Desenhos: Cibele Lucena Programação Visual: Sato

Sem comentários: