quarta-feira, 1 de maio de 2013

Ano Brasil em Portugal - Mostra de Artes Cénicas: RITOS e RASTROS

RITOS e RASTROS (DANÇA)
Índios.com Cia de Dança (Manaus)
Sala Grande | 4 e 5 de maio | sábado e domingo | 21h30 | M16 | Duração: 100m | Entrada: €5 (preço único)

Ritos e Rastros abraça as duas vertentes de pesquisa da Índios.com Cia de Dança, apresentando os espetáculos Rito de Passagem e Rastros Híbridos.

Rito de Passagem foi contextualizado a partir da própria história de vida da diretora-intérprete e criadora do espetáculo, Yara Costa, e das suas vivências em São Gabriel da Cachoeira (AM) com Comunidades indígenas Baniwa. Utiliza recursos tecnológicos, interagindo com videodanças, buscando aprofundar a investigação do movimento na dança executado com o suporte de técnicas desportivas verticais e circenses.

O foco principal são as mulheres indígenas e ribeirinhas do Amazonas. Entre as cenas do espetáculo propõe-se um diálogo, uma lamentação, um sonho, uma reflexão e uma realimentação da transformação do corpo em cada ciclo. A trilha sonora é composta de músicas indígenas tocadas e cantadas pelos próprios indígenas de diferentes etnias do Brasil e por músicas de artistas contemporâneos.

©Índios.com

Rastros Híbridos propõe imagens desenvolvidas a partir da vivência da Índios.com Cia de Dança com os ameríndios Kali’na da comunidade de Awala Yalimapo (Guiana Francesa) em 2009 e 2010. Trabalha questões identitárias e culturais, estruturando as cenas num constante crescente circular do espaço e do movimento dançado, como nos rituais.

No decorrer do espetáculo algumas relações entre as intérpretes são construídas e também desestruturadas. A pesquisa de movimento parte de posições do dia a dia do universo indígena, passando pelo total controle do movimento ao corpo que se transfigura “descontroladamente” colapsado. Por meio da música, tocada ao vivo, e do desenvolvimento das posturas corporais dos intérpretes, uma revalorização da cultura tradicional é sugerida para reflexão.

©Índios.com

Fichas técnicas
RITO DE PASSAGEM
Direção Artística / Coreografia / Intérprete: Yara Costa Roteiro / Yara Costa e Ricardo Risuenho Assistente de Palco: Carol Santa Ana / Eliberto Barroncas Figurino: Adroaldo Pereira Cenário: Nelson Magli Captura/Edição de sons e imagens/Técnico de Verticais: Ednaldo Passos Pesquisa de Trilha Sonora/Operação: Yara Costa / Daniela Alves Projeto de Luz / Operação: Ricardo Risuenho / Jonatas Amaral Fotografia: Ruth Jucá / Danilo Jr.

RASTROS HÍBRIDOS
Direção Geral: Yara Costa Direção Artística: Yara Costa e Francis Madson Elenco: Carol Santa Anna, Daniela Alves e Yara Costa Direção Musical: Eliberto Barroncas Figurino: Adroaldo Pereira e Yara Costa Projeto Luz: Ricardo Risuenho Operação de Luz: Jonatas Amaral Fotografia: Ednaldo Passos e Jonatas Amaral

Sem comentários: