segunda-feira, 27 de maio de 2013

Ano Brasil em Portugal: Mostra de Artes Cénicas: NAVALHA NA CARNE

NAVALHA NA CARNE (Teatro)
de Plínio Marcos
Antecâmara da OMT | 29 e 30 de maio | quarta e quinta | 22h | M16 | Entrada: €5 (preço único) | Lotação limitada

A Mostra de Artes Cénicas - Ano Brasil em Portugal completa-se no final de maio com uma das melhores obras de um dos maiores autores brasileiros do séc. XX. A 29 e 30 de maio, na Antecâmara da OMT, será apresentada NAVALHA NA CARNE, escrita por Plínio Marcos em 1967 e logo censurada pela ditadura brasileira, que proibiu a sua representação durante 13 anos.

Em cena, vemos uma prostituta (Neusa), um cafetão (Vado) e um homossexual (Veludo), habitantes do submundo marginalizado, onde Neusa vive um intenso amor por Vado, apesar do desprezo e da violência deste, que a acusa de roubo. Quando Veludo aparece, o trio envolve-se num jogo cruel de poder e sedução.

Neste espetáculo, e segundo Rogério Barros (um dos seus atores), “o público é catapultado para aquele meio, que normalmente prefere ignorar. Como ignora as favelas, os presídios, os mendigos”.

NAVALHA NA CARNE faz parte da trilogia idealizada por Marta Paret, seguida por Mão na luva, de Oduvaldo Vianna Filho, e Grito parado no ar, de Gianfrancesco Guarnieri, segundo a proposta de levar textos brasileiros a espaços não convencionais. A encenação é de Rubens Camelo e a interpretação está a cargo de Marta Paret, Rogério Barros e Danilo Watanabe.

©Guga Melgar e Fabi Diaz

Plínio Marcos foi um dos mais destacados escritores e jornalistas brasileiros. Homem de múltiplos talentos, diversificou a sua atividade e foi no contacto com uma sociedade brasileira feita de contrastes e violência que se inspirou para a criação da sua obra, tendo parte dela sido censurada. Para além de peças de teatro, contos, novelas e romances, Plínio escreveu para inúmeros jornais e revistas. Foi também ator e encenador, trabalhou em teatro, rádio, cinema, televisão e no circo, para além de ter sido jogador de futebol, vendedor ambulante e um requisitado conferencista. Foi traduzido, publicado e encenado em francês, espanhol, inglês e alemão e galardoado com os mais prestigiados prémios brasileiros.


FICHA TÉCNICA
Texto: Plínio Marcos Direção: Rubens Camelo Elenco: Marta Paret, Rogério Barros e Danilo Watanabe Direção de arte: Marta Paret, Rogério Barros e Rubens Camelo Iluminação: Paulo Denizot Figurino: Jackie Sperandio Trilha sonora: Gabril Fomm Programação visual: Rogério Barros Fotografia: Guga Melgar e Fabi Diaz Produção: Marta Paret

Sem comentários: