segunda-feira, 29 de abril de 2013

Ano Brasil em Portugal - Mostra de Artes Cénicas: PROIBIDO ELEFANTES

PROIBIDO ELEFANTES (DANÇA)
Gira Dança (Natal)
Sala Grande | 1 e 2 de maio | quarta e quinta | 21h30 | M14 | Duração: 55m | Entrada: €5 (preço único)

PROIBIDO ELEFANTES é um espetáculo que fala do olhar como via de acesso, porta de entrada e saída de significados. O modo como percebemos a "realidade" é resultante do diálogo que estabelecemos com esta: nosso olhar é constituído pela realidade assim como a realidade é constituída pelo nosso olhar - a construção do sentido transita em via de mão-dupla. O olhar enquanto apreensão subjetiva do mundo é, neste trabalho, apontado como elemento potencializador do sujeito diante do mesmo.

Proibir elefantes é restringir o acesso, impedir o livre trânsito do animal que serve como meio de transporte na Índia, mas que causaria enormes transtornos em outras localidades. Proibir elefantes, neste espetáculo, é proibir o olhar que ressalta as limitações, os impedimentos; que duvida da capacidade do sujeito frente à adversidade. Proibir elefantes, aqui, é apostar no olhar do sujeito sobre si e sobre o mundo em que vive como elemento ressignificador e instaurador de realidade.  

©Rodrigo Sena 

Ficha técnica
Conceção, Coreografia e Direção: Clébio Oliveira Direção Artística: Anderson Leão Assistente de direção: Anízia Marques Produção Executiva: Celso Filho Assistente de produção: Roberto Morais Colaboração: Daniela Fusaro Figurino: Loris Haas Design de Luz: Ronaldo Costa Operação de luz: Anderson Rodrigo Trilha Sonora Original: Toni Gregório Músicas: Linda Flor (Dalva de Oliveira) e Águas de Prosódia (Alexandre Nero) Fotografia/Filmagem: Rodrigo Sena Assessoria de Imprensa: Gustavo Farache Intérpretes/criadores: Álvaro Dantas, Jânia Santos, Joselma Soares, Marconi Araújo, Rodrigo Minotti, Rozeane Oliveira

Sem comentários: