quarta-feira, 24 de abril de 2013

Ano Brasil em Portugal - Mostra de Artes Cénicas: JULIA

JULIA (TEATRO)
Cia Vértice de Teatro (Rio de Janeiro)
Sala Grande | 27 e 28 de abril | sábado e domingo | 21h30 | M18 | Duração: 75m 
Prémio Shell de Encenação 2012 


JULIA, adaptação de Senhorita Julia, de August Strindberg, dá seguimento à pesquisa de Christiane Jatahy, integrando teatro e cinema em cena. Em JULIA, o teatro faz-se cinema ao vivo e as estruturas cinematográficas são expostas. Uma fricção permanente entre teatro e cinema. Entre o clássico e o contemporâneo. Entre o que pode ser visto e o que só pode ser entrevisto. Na presença real do ator em cena e no enquadramento dos detalhes do cinema.

A adaptação do texto também traz o conflito para o aqui e agora, no dia em que o público assiste à peça e se pergunta quem são e como se relacionam a Julia e o Jean (Jelson na adaptação) no Brasil de hoje. Se Strindberg colocou uma lupa na relação de dois seres tão distintos e próximos no século XIX, nós colocamos uma câmara: presença e testemunho permanente invadindo e construindo, juntamente com o olhar do público, esse encontro atual e urgente.

 ©David Pacheco 

Ficha técnica 
Direção e adaptação: Christiane Jatahy Atuações: Julia Bernat e Rodrigo dos Santos Participação no filme: Tatiana Tiburcio Conceção do cenário: Marcelo Lipiani e Christiane Jatahy Direção de Arte e Cenografia: Marcelo Lipiani Fotografia e Câmara ao vivo: David Pacheco Desenho de luz: Renato Machado e David Pacheco Figurinos: Angele Fróes Músicas: Rodrigo Marçal Operador de vídeo: Felipe Norkus Operador de luz: Paulo Correia Contra-regra: Thiago Katona Produção local Portugal: Daniela Rosado Produção viagens internacionais: João Braune – Fomenta Produções 
Um projeto da Cia Vértice de Teatro

Sem comentários: