segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

E agora o que fazemos?

PERDIDOS NA CASA DE PARTIDA (Teatro)
Curso de Teatro e Educação da ESEC
Sala Grande | 23 de janeiro a 2 de fevereiro | 21h30 | Domingo | 17h | M12
Bilhete: € 4 (preço único) | Entrada gratuita para professores, estudantes e funcionários da ESEC

O “Perdidos na Casa de Partida” é um projeto de teatro desenvolvido pelos alunos do 3º ano de Teatro e Educação da ESEC em coprodução com O Teatrão.
“O que é que fazemos agora?” tornou-se o nosso mote de ação, o nosso ponto de partida para um projeto que ambiciona comunicar com o público, e pôr em discussão o que anda no ar e se nos entranha na pele quase até doer, ou quase até rir.
Partindo da nossa situação atual de alunos finalistas prestes a entrar no mercado de trabalho (ou de não trabalho), deparamo-nos agora com medos, dúvidas e indecisões. Medo do futuro, medo do que virá, medo de que não possamos caber num país cada vez mais pequeno, e numa sociedade cada vez mais desumanizada. Medos que são nossos, e que são comuns a tantos outros finalistas, e no fundo, a tantos outros portugueses.


SINOPSE 
Um grupo de 10 atores novatos prepara-se para apresentar um espetáculo. “E se isto corre mal?” é a pergunta que passa pela cabeça de cada um. Não há forma de voltar atrás, o público já está sentado na plateia. Apesar da vontade e do esforço feito para levar a cena uma comédia disparatada sobre um elefante e a sua mãe, são continuamente sabotados pelo seu próprio medo de falhar, e pelos espetadores impacientes e insaciáveis.
A frustração de não conseguirem apresentar o seu espetáculo desencadeia um motim onde se procura um lugar para a culpa.
Da revolta, nasce a necessidade de se juntarem uma vez mais, desta feita para falarem sobre os tempos de hoje. Através de pequenas cenas do quotidiano, que aparentemente nos são estranhas e distantes mas que, no fundo, nos são tão próximas, propõe-se uma discussão sobre a nossa realidade. Envolvidos num ambiente de medo e instabilidade, vemos como consequências a alteração de valores que se refletem nas relações humanas deixando-nos cada vez mais distantes daquilo que nos propusemos inicialmente a ser.


FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Texto: a partir de textos dos participantes e de “Vermelhos, Negros e Ignorantes” de Edward Bond Direção: António Fonseca Assistência de Direção: Inês Duarte Elenco: Adriana Pais, Ana Bárbara Soares, Boaventura Faria, Diogo Binnema, Diogo Lestre, Fábio Rocha, Hugo Inácio, Inês Duarte, Joana Saraiva, João Paiva, Telmo Ferreira e Soraia Correia Desenho de Luz: Jonathan Azevedo Cenografia: Adriana Pais, Hugo Inácio, Joana Saraiva e João Paiva Figurinos: Adriana Pais, Fábio Rocha, Inês Duarte e Soraia Correia Adereços: Adriana Pais, Fábio Rocha e Soraia Correia Música: Cristina Faria Direção e apoio musical: Cristina Faria Som: Ana Bárbara Soares, Diogo Lestre e Hugo Inácio Equipa Técnica: João Castro Gomes, Rui Capitão, Jonathan Azevedo e Alexandre Mestre Caracterização: Adriana Pais, Andreia Tomás, Telmo Ferreira e Soraia Correia Fotografia: Carlos Gomes Grafismo: Sofia Frazão Montagem de Cenário: José Baltazar Operação de Luz e Som: Mário Pais e Carolina Carvalhais Frente de Casa: Ana Carolina, Sandy Quaresma, Beatriz Melo Promoção e Divulgação: Inês Duarte, Hugo Inácio, Joana Saraiva e Telmo Ferreira Contacto com Imprensa: Ana Bárbara Soares, Boaventura Rodrigues, Inês Duarte e Joana Saraiva Direção de Produção: Cátia Oliveira Produção: Escola Superior de Educação / O TEATRÃO 2013

Sem comentários: