quarta-feira, 6 de março de 2013

Um Grito no Grande Centro

Depois das três apresentações na casa dos Artistas Unidos (o Teatro da Politécnica em Lisboa), chega a vez de Tondela receber a 9 de março o nosso Grito, numa troca de espetáculos entre O Teatrão e o Trigo Limpo – ACERT que trará a Coimbra ainda este mês os trabalhos SERMÃO AOS PEIXES e 20 DIZER.

Os alicerces desta partilha entre as duas estruturas já vêm de trás, e estão assentes numa vontade mútua de revitalizar a região centro e (re)colocá-la no mapa da produção cultural nacional: combater as ideias preconcebidas segundo as quais as produções de excelência artística são apenas possíveis nos grandes centros e que não é possível aliar um forte trabalho de ligação comunitária com uma potente proposta artística tem sido um dos eixos de trabalho partilhados pelas duas companhias.

Em comum temos ainda o território em que atuamos, tantas vezes esquecido, ignorado ou pura e paternalisticamente apelidado de “província”. Este diálogo entre Teatrão e ACERT insere-se nesta estratégia de resistência e afirmação do centro do país como potência cultural, e como tal, parece-nos de vital importância a circulação de trabalhos, a par de outras iniciativas tais como conversas, discussões, fóruns, cruzamento de públicos, etc. Fazer do centro do país um grande centro, pela validação coletiva do trabalho que cá se faz, é o que queremos, sabendo “que há um céu sobre esta chuva e um grito parado no ar”.

UM GRITO PARADO NO AR (TEATRO)
de Gianfrancesco Guarnieri | Direção de Antonio Mercado
TONDELA | ACERT | 9 de março | 21h30 


Sem comentários: