sexta-feira, 30 de março de 2012

A Pulga Saltitante



Intérprete musical, ilustradora e atriz, Rita Braga toca tudo, desde Mozart a sucessos de Bollywood, folk ex-jogoslava e blues do Mississipi. Como arma secreta, traz no regaço o seu ukelele - "pulga saltitante", nome dado pelos Havaianos aos cavaquinhos que os emigrantes madeirenses levaram para o Pacífico.

RITA BRAGA (MÚSICA)
Tabacaria | 3 de abril | terça | 22h
Entrada: € 5 (preço único)

Rita Braga é licenciada em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Desde 2004 tem realizado numerosos concertos por Portugal, Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Polónia, Sérvia, Itália e EUA. Colaborou com Norberto Lobo, Bernardo Devlin, Nik Phelps, Tiago Albuquerque e The Legendary Tigerman, entre outros. Mais informações aqui

quarta-feira, 28 de março de 2012

A partir do espetáculo Shakespeare pelas Barbas, faremos um exercício de «descubra as diferenças» entre as características das personagens de Shakespeare e as vidas quotidianas dos nossos vizinhos. Quarta edição da nossa reunião de condomínio sempre a propósito de cada nova produção.

Preparando o terreno para a grande festa shakespearana do próximo verão, no castelo de Montemor-o-Velho, Shakespeare pelas Barbas é uma introdução à obra de Shakespeare, na forma de um jogo da glória teatral. Feito através da colagem das personagens de Shakespeare com histórias atuais e pessoas reais, este espetáculo é uma primeira aproximação às peças de um dos mais importantes autores de todos os tempos.

CONDOMÍNIO ABERTO VALE DAS FLORES (COMUNIDADE) Sala Grande | 31 de março | sábado

quinta-feira, 22 de março de 2012

Shakespeare pelas Barbas

O Teatrão informa que, dada a coincidência de agendamento da greve geral para o nosso dia de estreia, a nossa companhia decidiu cancelar a mesma solidarizando-se com a manifestação geral. Faremos neste dia, pelas 21h30, um ensaio aberto e promoveremos de seguida uma conversa, moderada por Paulo Peixoto (do Centro de Estudos Sociais), que, apoiada na nossa última produção, pretende discutir a necessidade e viabilidade das práticas artísticas no contexto social atual. Para tal, convidamos todos os agentes culturais da cidade de Coimbra a estarem presentes e a participarem nesta conversa. Tentamos assim imprimir a esta luta um caráter construtivo, de discussão de alternativas ao estado de coisas atual.

A nova produção d'O Teatrão cruza o universo de Shakespeare com o dos nossos atores. Agora como dantes os atores trabalham com a vida, a matéria humana e as suas visões críticas do mundo. N'O Teatrão ensaiamos continuamente formas de participação no espaço que habitamos, tendo sempre presente que a intervenção é uma oportunidade de mudança. É nisso que acreditamos.

SHAKESPEARE PELAS BARBAS (teatro)
Dramaturgia de Ricardo Correia e Jorge Louraço Figueira
Encenação de Ricardo Correia
Sala Grande da Oficina Municipal do Teatro | 23 de março a 29 de abril | quinta a sábado às 21h30 | domingo às 17h | sessões para escolas: quarta às 10h30 e 14h30, quinta e sexta às 14h30 (por marcação) | M12

domingo, 18 de março de 2012

Como Quiserem

LEITURAS ATRAVESSADAS (ciclo de leituras)
Tabacaria | Terça | 22h | Entrada Livre
COMO QUISEREM | 20 de março

O mundo é um grande palco
E os homens e as mulheres são atores

Têm as suas entradas e saídas,
E um homem tem na vida várias partes

Estes são os versos mais famosos da comédia pastoral Como Quiserem, escrita entre 1598 e 1600 em Londres. Na vida, como no teatro, representamos vários papéis. Assim é com as personagens desta peça. Em França, na floresta (fictícia) de Ardenne, Rosalind apaixona-se por Orlando, mas é expulsa da corte do tio, o usurpador Duque Frederick. Orlando também é forçado a sair da corte depois da morte do pai, escorraçado pelo irmão, Oliver. Para ensinar Orlando a ser um bom marido, Rosalind disfarça-se de homem. O disfarce, porém, inspira o amor de Phoebe, que Rosalind tem de convencer a casar com Silvius, para não ser desmascarada. No final, depois de muita máscara posta e tirada, todos casam com todos.

No primeiro semestre de 2012, daremos a conhecer a obra de Shakespeare de várias maneiras: nas Leituras Atravessadas, uma vez por mês, leremos as peças mais emblemáticas; no espetáculo Shakespeare pelas Barbas, em março, apresentaremos uma fusão entre personagens shakespearianas e personagens atuais, inspiradas em pessoas reais; e na Visita com Shakespeare ao Castelo, em julho, em Montemor-o-Velho, com direção de Deolindo Pessoa, faremos uma colagem e adaptação ao espaço de cenas das principais peças do autor inglês.

sábado, 10 de março de 2012

Concerto para olhos vendados

CONCERTO PARA OLHOS VENDADOS (música)
Ciclo Repicar Giacometti
15 de março | quinta-feira | 22h
Bilhete: € 5 (preço único)

As paisagens sonoras de campos, estradas, aldeias, vilas e cidades, gravadas nos respetivos lugares e manipuladas ao vivo por Luís Antero perante espectadores de olhos vendados, de modo a despertar os ouvintes para os sons do dia a dia.

Mais informações aqui

quinta-feira, 8 de março de 2012

Pelas Barbas de Shakespeare

SHAKESPEARE PELAS BARBAS (Teatro)
Dramaturgia de Ricardo Correia e Jorge Louraço Figueira
Encenação de Ricardo Correia
Sala Grande | 22 de março a 29 de abril | Quinta a sábado às 21h30 | domingo às 17 | Sessões para escolas: quarta a sexta às 14h30 (por marcação) | M12

Preparando o terreno para a grande festa shakespereana do próximo verão, no castelo de Montemor-o-Velho, O Teatrão apresenta em Coimbra, na OMT, uma introdução à obra de Shakespeare, com um espetáculo teatral destinado a todos os querem conhecer melhor o teatro do Bardo, como é por vezes chamado, e pensado em especial para os mais novos. Feito através da colagem das personagens de Shakespeare com histórias atuais e pessoas reais, "Shakespeare pelas Barbas" é uma divertida aproximação às peças de um dos mais importantes autores de todos os tempos.