segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Um destes dias

Pela segunda vez este ano, O Teatrão acolhe os Artistas Unidos, continuando assim a materializar a parceria celebrada entre ambas as companhias. "A 20 de Novembro" apresenta o ator João Pedro Mamede, que, sozinho no palco, expõe os mecanismos de humilhação que levaram um adolescente à vingança e ao suicídio e interroga a nossa responsabilidade.

A 20 de Novembro (Teatro)
De Lars Norén
Artistas Unidos / Cena Múltipla
31 de outubro e 1 de novembro | quinta e sexta | 21h30 | Preço: entre €4 e €10

Um aluno do ensino secundário apontou uma faca a três colegas e uma funcionária, em Massamá – escreve o Público. Havia uma folha A4 com um plano para matar sessenta pessoas – disse a Lusa. Foi a 15 de Outubro de 2013. Na mochila havia cinco very-light – escreve o jornal. Foi indiciado por terrorismo – disse a agência. A 20 de Novembro de 2006, na Alemanha, um massacre escolar empurrou Lars Norén a escrever uma peça a que chamou apenas “A 20 de Novembro” – tal a perplexidade perante o fatídico ato do rapaz que se suicidou depois de ferir trinta colegas, deixando para trás um diário online. Fossem outros os tempos, e um atentado suicida seria cometido em nome da causa republicana ou revolucionária. Mas nos tempos que correm, o suicida é mais vítima de bullying e videogames que outra coisa qualquer.

Dramaturgo, romancista e poeta sueco (Estocolmo, 1944), Lars Norén é um dos mais proeminentes dramaturgos contemporâneos. Encenador e director do Teatro de Gotemburgo, Norén escreveu a sua primeira peça aos 19 anos. A sua primeira publicação foi uma colecção de poemas, em 1963. Os seus textos são realistas e giram muitas vezes em torno de relações familiares e dos mais pobres e indefesos da sociedade. Em 1971, recebeu o prémio literário do jornal sueco Aftonbladet. A lista das suas peças é longa, com várias destas já representadas em Portugal, como Demónios (1997), Coragem para matar (1999), A noite é mãe do dia (2000), Categoria 3.1 (2001), O caos é vizinho de Deus (2001), Acto (2004), A ronda nocturna (2008), Do Amor (2011).

©Jorge Gonçalves

Sem comentários: