sexta-feira, 6 de abril de 2012

OS AVÔS

OS AVÔS (teatro)
de Rory Mullarkey
Classes d’ O TEATRÃO | PANOS 2012 (Culturgest)
Brigada de Intervenção - Convento de Sant’ Anna | 11 a 15 de abril | quarta a domingo | 21h30 | M12 | Duração: 60 min


O TEXTO

Tanto em Portugal (recentemente) como no Reino Unido (há 50 anos) acabou o serviço militar obrigatório, mas continua a haver adolescentes por todo o mundo a serem mobilizados para as forças armadas. The Grandfathers acompanha oito jovens recrutas no treino que os transforma em máquinas de guerra.
Numa estrutura em flashback, a primeira cena passa-se entre tiros e explosões, enquanto os soldados adolescentes veem morrer o seu amigo. A seguir recorda-se a viagem que os integrou na máquina militar: os momentos em que tiveram de ser capazes de apunhalar um saco de areia, em que tiveram de reagir à incursão de um pássaro ferido no seu território e em que aprenderam a ignorar o escuro.

O AUTOR
Rory Mullarkey é licenciado pela Universidade de Cambridge em Russo, Latim e Ucraniano. Também estudou na Academia Estatal de Artes Teatrais em São Petersburgo, tendo vivido a maior parte de 2008 no Quirguistão, na Ásia Central.
É tradutor de teatro russo, tendo colaborado com o ADC Theatre de Cambridge, o Royal Court de Londres e o Teatro Livre da Bielorrússia.
Entre as suas peças contam-se: Single Sex (Royal Exchange), Remembrance Day (Royal Court), Tourism (Headlong) e Come To Where I’m From (Paines Plough). Em 2010 foi escritor residente no Royal Court, e está actualmente em residência no Royal Exchange Theatre, Manchester.

O PROJETO
Esta é já a quinta participação d’O Teatrão no projeto PANOS. Tem sido uma oportunidade muito interessante de trabalhar com dramaturgias criadas especificamente para jovens adolescentes. Algo que continua a ser muito raro em Portugal.
O texto que escolhemos este ano foi levado a cena no ano passado em Londres, no National Theatre e escolhemo-lo porque nos interessa muito a discussão nele contida. A história da recruta destes oito jovens fez-nos pensar na dificuldade extrema de conciliação de duas posturas: trabalhar em prol de um coletivo não abdicando da individualidade. Durante os quinhentos e quarenta e sete dias de recruta, Tol guia os seus homens pelo inferno do extremo esforço físico e psicológico em prol da inscrição de uma ideia comum. Durante este tempo e como consequência do treino, estes jovens transformam-se, perdem ingenuidade e mudam as suas opiniões acerca da vida e do que significa arriscá-la por uma ideia. Que tem tudo isto a ver com um grupo de dezoito jovens que quer fazer teatro? Achamos que muito. Poder construir com eles um grupo focado na potência do teatro como descoberta de si e do mundo é extremamente mobilizador num tempo em que sentimos que muitos acreditam em muito pouco. Foi ainda muitíssimo gratificante poder trabalhar em parceria com uma instituição como a Brigada de Intervenção, estrutura genuinamente interessada, cooperante e aberta como poucas.


Ficha Técnica e Artística:
Autor: Rory Mullarkey Tradução: Ana Mendes Coordenação do projeto: Isabel Craveiro, Nuno Carvalho e Pedro Lamas Assistência de Direção e Produção: João Santos Elenco: Alexandra Fonseca, Beatriz Sequeira, Carlos Santos, Carolina Carriço, Inês Cardoso, Joana Dias, Júlia Pereira, Luísa Rebelo, Maria Barros, Maria Inês Rosário, Maria João Cruz, Maria Melo, Maria Pinheiro, Mariana Matos, Mariana Rodrigues, Natacha Miguel, Raquel Conde Margalho, Rita Capelo Grafismo: Rita Capelo Direção de Produção: Cátia Oliveira Produção Executiva: João Santos e Nuno Carvalho Divulgação e Imprensa: Margarida Sousa Equipa Técnica: Alexandre Mestre, João Castro Gomes, Jonathan Azevedo, Rui Capitão Produção: O Teatrão 2012, no âmbito do projeto PANOS da Culturgest
Agradecimentos: Brigada de Intervenção Exército, Major Morgado Braz e Bombeiros Sapadores de Coimbra

Sem comentários: