terça-feira, 5 de maio de 2009

Festival PANOS na OMT - 8, 9 e 10 Maio

Panos - Palcos Novos Palavras Novas é um projecto da Culturgest que alia o teatro escolar/juvenil às novas dramaturgias, inspirando-se no programa Connections do National Theatre de Londres. Através desta iniciativa, todos os anos há peças escritas de propósito para serem representadas por grupos escolares ou de teatro juvenil.
Mais uma vez, O Teatrão associa-se a este projecto e fá-lo de várias formas. Desde logo, com a apresentação do espectáculo Refuga, um texto de Abi Morgan, levado à cena pelos alunos do projecto pedagógico das classes de teatro desta companhia e que foi seleccionado para se apresentar no Festival Panos da Culturgest, a ter lugar nos dias 22, 23 e 24 de Maio, em Lisboa.
Em segundo lugar, com o acolhimento, na OMT, de alguns dos projectos que participam nesta iniciativa, realizando aqui um outro Festival Panos, que, para além do grupo de classes d'O Teatrão, contará com a presença do Grupo de Teatro Persona (EB23 de Moimenta da Beira), igualmente seleccionado para o Festival Panos da Culturgest; com o Clube de Teatro da Escola Padre Benjamin Salgado (Guimarães), e com o grupo do Teatro Viriato (Viseu).
Este festival decorrerá entre os dias 8 e 10 de Maio com várias apresentações diárias: dia 8 (21h30), Refuga pel'O Teatrão (Projecto Classes de Teatro); a 9 de Maio, Nós Numa Corda, de Miguel Castro Caldas, pelo Grupo de Teatro Persona (17h) e o Coro dos Maus Alunos, de Tiago Rodrigues, pelo Clube de Teatro da Escola Padre Benjamin Salgado (21h30); no dia 10 de Maio, às 11h30, apresenta-se uma outra versão de Refuga, desta vez pelo grupo do Teatro Viriato.
Por fim, no dia 10 de Maio, pelas 15h, O Teatrão promove uma conversa-debate na Tabacaria, onde se pretende reflectir sobre as várias propostas apresentadas e sobre a experiência vivida por casa um dos participantes.

Sem comentários: