quinta-feira, 9 de abril de 2009

Projecto PANOS - "Refuga" estreia na OMT

O Teatrão associa-se, mais uma vez, ao projecto PANOS - Palcos Novos, Palavras Novas da Culturgest. Tratando-se de uma iniciativa que pretende dar a conhecer novas dramaturgias e produções teatrais para a adolescência, O Teatrão participa com o texto Refuga, interpretado pelos jovens que, desde há cinco anos, têm desenvolvido um processo de formação no projecto pedagógico da companhia.

Refuga, escrito por Abi Morgan, situa a sua temática em torno da imigração e do asilo e, sobretudo, na exploração dessa realidade nas vidas de jovens adolescentes. São jovens, como os que se apresentam em palco, cujas vidas se desviaram do sonho/projecto inicial. São jovens que se chamam Kodjo, Ara e Roza, mas que podiam ter outros nomes, mais familiares. São jovens que por circunstâncias diversas se tornaram invisíveis num país estrangeiro. Trazê-los à cena é, de alguma forma, resgatá-los dessa condição.

Refuga estará em cena apenas entre 15 e18 de Abril, sempre às 21h30. A entrada custa € 4.

Paralelamente, O Teatrão irá promover a conversa Fugas/Refugas, com a participação de José Manuel Pureza (FEUP/CES) e de Mónica Frechaut e Isabel Galvão (Conselho Português para os Refugiados), ficando a moderação a cargo de Diana Andringa. Esta conversa terá lugar na Tabacaria no dia 16 de Abril, pelas 18h30. A entrada é gratuita.

Entre 8 e 10 de Maio, a
Sala Grande irá acolher propostas de outros grupos que participam na edição de 2009 do PANOS.

Sem comentários: