terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Samy Thiébault na OMT, em concerto único em Portugal!

Concerto único em Portugal, apresentado numa parceria da Alliance Française de Coimbra com o Conservatório de Música de Coimbra, para apresentação do álbum que será lançado a 29 de janeiro de 2015.

SAMY THIÉBAULT QUARTET - "A Feast of Friends" (Música)
Organização: Alliance Française (Coimbra) em parceria com o Conservatório de Música de Coimbra
Sala Grande | 4 de dezembro | quinta-feira | 21h30
Preços: €5 (público geral) e €3 (alunos da Alliance Française Coimbra e do Conservatório de Música de Coimbra)

Tendo feito a experiência do quinteto, do large ensemble e do sexteto, Samy Thiébault apresenta hoje o seu quarteto "A Feast of Friends" e apropria-se dos The Doors! O seu último álbum, "Clear Fire" (Gaya Music Production/ Abeille), lançado em 2013, tem sido aclamado pela crítica e pelo público, e posicionou Samy entre os mais interessantes saxofonistas da sua geração, c
om as escolhas artísticas muitas vezes ousadas, sempre sensatas.

No auge desta experiência e da sua "tournée" internacional, Samy Thiébault volta a centrar desta vez as suas inspirações no quarteto, fórmula rainha e vitrine para os instrumentistas, bem como um novo caminho para a sua pesquisa musical. A perspetiva de transe e de dança, cara para o saxofonista compositor, ocorre, então, desta vez numa música mais densa, mais generosa, com novos títulos, com o desejo de mestiçagem musical e uma abordagem do som ao mesmo tempo primitivo e moderno. É de facto ao apropriar-se do repertório dos The Doors, grupo mítico dos anos 60 e grande nome do rock psicadélico e regenerando-o no seu quarteto, que Samy ilumina o seu caminho de uma forma radicalmente nova e original. A relação forte deste repertório com o Blues e a espiritualidade, o nome do grupo, aproxima-o naturalmente do universo do Samy. Assistimos a arranjos e a uma apropriação muito pessoais das suas músicas (das mais emblemáticas às menos conhecidas) bem como ao nascimento de novas composições enriquecidas pela passagem neste novo universo.

Encontramos de novo os fiéis Sylvain Romano (contrabaixo), Philippe Soirat (bateria) e Adrien Chicot (piano), que estão ao lado de Samy há muitos anos e que estão entre os melhores músicos da cena atual.

Do álbum fazem parte os seguintes temas: 
1. Riders on the Storm 
2. The hitchhiker 
3. Telluric Movements* 
4. Light my fire 
5. The movie 
6. People are strange 
7. Invocation* 
8. The Crystal ship 
9. Petition the lord with prayer 
10. The soft Parade
11. Blue sunday 
12. Blue words* 
13. The blue bus 
14. Hara* 
15. Tribal Dance* 

Todas as composições da autoria dos The Doors e arranjos de Samy Thiébault. 
Exceto * Composições de Samy Thiébault

Sem comentários: