Um músico de orquestra, o seu contrabaixo e as múltiplas paixões que o consomem são os ingredientes que voltam a juntar Antonio Mercado e António Fonseca, depois de "Passagem", estreada em 2004 ainda no Museu dos Transportes. "O Contrabaixo" é um dos mais encenados textos de Süskind (autor também do best-seller "O Perfume") e nele se apresenta a "complexa relação de amor e ódio que o músico mantém com o seu instrumento de trabalho e que é dissecada por Süskind com um misto de ternura, furor e humor sarcástico" (A. Mercado). "O Contrabaixo" assinala também uma nova etapa na relação d'O Teatrão com o vizinho Conservatório, que, além de coprodutor e anfitrião da estreia, envolve professores seus na criação do espetáculo. A partir de novembro, será a Tabacaria da OMT a receber este monólogo que nos arrebata e que nos leva tanto ao riso e à ternura, quanto à beira do precipício.
O CONTRABAIXO (Teatro)
De Patrick Süskind | Encenação: Antonio Mercado | Com António Fonseca
Coprodução O Teatrão e Conservatório de Música de Coimbra
Conservatório de Música de Coimbra | 26 e 27 SET | 21h30 | 28 SET | 17h30 | M12
"Dizia Shakespeare que “o mundo todo é um palco, e todos os homens e mulheres são meros actores” ("As
You Like It", II, cena VII). Na visão de Patrick Süskind, o mundo todo é uma orquestra e todos nós, homens
e mulheres, somos meros músicos que passamos a vida a tocar com maior ou menor talento, com maior
ou menor sucesso, conforme os atributos e oportunidades que a natureza e a sociedade nos deram ou
deixaram de dar.
Na hierarquia social uns poucos têm o dom ou a sorte de serem maestros, outros serão solistas famosos,
outros ainda primeiros-violinos ou chefes de naipes, e por fim vem a imensa multidão dos “tuttistas”-
aqueles instrumentistas anónimos que nunca distinguimos no fosso da orquestra, mas que são indispen-sáveis para que a orquestra soe e a música exista. Ignorados pelo público, são eles os verdadeiros respon-sáveis pela massa orquestral que sustenta o brilho das estrelas.
O contrabaixista da peça de Süskind é um desses tuttistas sem nome e sem rosto no meio da multidão,
o homem comum das nossas ruas e tascas, das paragens de autocarro e das filas dos supermercados,
que leva às costas o fardo dos dias de trabalho árduo e traz oculto dentro de si um universo inquietante de
sonhos, de frustrações, de injustiças, de alegrias e paixões.
E é de paixão que fala esta peça: acima de tudo, a paixão pela música, que o personagem sente e com-preende como poucos, embora jamais tenha conseguido distinguir-se como intérprete. Passeia à vontade
pela história da música, pelos segredos de alcova dos grandes compositores, faz-nos ouvir e perceber o
íntimo de algumas grandes obras. A complexa relação de amor e ódio que mantém com o seu instrumen-to de trabalho, o contrabaixo, é dissecada por Süskind com um misto de ternura, furor e humor sarcástico.
Paixão também por uma jovem cantora de ópera, que leva o contrabaixisita anónimo à beira das acções
mais desatinadas e estapafúrdias. Mas quem de nós jamais sentiu a força de uma paixão avassaladora,
e pensou em assumir atitudes absurdas e ridículas - mas nunca teve a coragem de confessá-lo? Só o
teatro permite-nos extravasar essas paixões e rir das suas consequências.
Por fim, a fúria contida dos que são ignorados, desprezados, injustamente preteridos, relegados à massa
informe dos tuttistas, obrigados a executarem sempre a partitura da sua solidão e da sua submissão à
rigidez das hierarquias. Uma fúria pulsante que a qualquer momento pode explodir num improvável grito
de libertação."
Antonio Mercado
Dramaturgia e Direção: Antonio Mercado
FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Interpretação: António Fonseca
Desenho de Luz: Alexandre Mestre
Apoio Musical: Rui Pereira (Conservatório de Música de Coimbra) e Romeu Santos
Sonoplastia: Rui Capitão
Design Gráfico: unitlab, por Francisco Pires e Marisa Leiria
Fotografia: Carlos Gomes
Produção Executiva: Nuno Carvalho
Direção de Produção: Cátia Oliveira
Direção Técnica: João Castro Gomes
Produção: O Teatrão e Conservatório de Música de Coimbra 2014
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