sexta-feira, 3 de junho de 2011

Um modo de ser português

TOMAI LÁ DO O’NEILL (Teatro)
Curso de Teatro e Educação da ESEC
Sala Grande | 9 a 18 de Junho | 21h30 | Domingo | 17h

Portugal é uma repartição pública, um café e um poeta condenado a ser português, com a amargura, a revolta e o amor sem esperança que o ligam fatalmente a Portugal. Esta é a visão do Poeta de Um Adeus Português e de Há mar e mar, há ir e voltar, numa encenação de Filomena Oliveira, autora de Tomai lá do O’Neill, baseado na obra do poeta Alexandre O’Neill.

"Baseado na obra do importante poeta Alexandre O’Neill, o espectáculo Tomai lá do O’Neill revela-nos o seu olhar sobre um modo de ser português.
Uma repartição, um café e um poeta a escrever e a viver.
Um amor puro e intenso de tão distante. Uma mulher em Paris e um Adeus português.
Uma funcionária de repartição que só queria marcar o ponto a horas e mesmo isso era-lhe difícil. Amiga de café do poeta que a faz rir por andar de bicicleta. E, porque a vida é madrasta, acaba passarinheira, pois mais vale um pássaro amigo e cantor que uma vida de papéis, pontos e temor.
Uma porteira, uma chefe e uma directora, suas excelências a andar para cima e para baixo sem parar.
Uma ferro-velho aldrabona, uma empregada de café ouvinte, amável e servidora, uma espertalheta a insinuar-se, uma empregada a tremer, uns funcionários a destrabalhar e o público à espera, a refilar, à espera.
Uma mosca a massacrar.
Um relógio sempre a andar.
Um requerimento por carimbar,
num país de andorinhas a esvoaçar sobre as nossas cabecinhas.
O espectador acompanhará as acções numa dinâmica cénica fragmentária que assenta na harmonia entre os actores, o ambiente sonoro, a projecção e a luz."
Filomena Oliveira


Entrada: € 4
Informações e reservas: 239 714013 / 914 617 383 / geral@oteatrao.com


Sem comentários: