sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Oficina de Teatro

AÇÃO DE FORMAÇÃO "24-1 - OFICINA DE TEATRO"
Duração: 25 horas presenciais
Calendário previsto: 4 (18h30-20h30), 8 (9h-13h), 11 (18h30-22h30), 15 (9h-13h), 18 (18h30-21h30), 22 (9h-13h) e 29 (9h-13h) de Novembro 
Local: Oficina Municipal do Teatro
Destinatários: Docentes de Educação Pré-Escolar, do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Inscrições: entre 21 e 30 de outubro de 2014
Informações e inscrições nas páginas eletrónicas do CFAE e do Centro de Formação Minerva.

O Teatrão integra o programa de formação “Oficina de Teatro” promovido pela Equipa de Educação Artística do Ministério da Educação e Ciência e que é acreditado pelo Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua, tendo efeitos na progressão da carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Esta formação é uma iniciativa da Direção-Geral da Educação (DGE), que tem a decorrer há quatro anos o Programa de Educação Estética e Artística em Contexto Escolar (PEEA). O PEEA pretende desenvolver um conjunto de estratégias destinadas a aprofundar o conhecimento nos domínios das diferentes formas de arte, bem como o conhecimento das instituições culturais, proporcionando o alargamento dos hábitos de cultura entre a população escolar. No âmbito do PEEA, a DGE desenvolve, no quadro de um protocolo com a Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI), um projeto na área do teatro infantil e juvenil que enfatiza a ligação dos públicos escolares com as Companhias de Teatro Portuguesas e a formação de docentes. São objetivos desta formação a valorização do teatro como forma de arte; a promoção do contacto direto com um conjunto de práticas teatrais; o incentivo a um contacto mais próximo com os públicos escolares, articulando a relação entre a Educação e a Cultura; o conhecimento de diferentes correntes dramatúrgicas portuguesas, clássicas e contemporâneas; e a valorização dos conteúdos curriculares de diferentes disciplinas nos vários níveis de ensino. Assim, têm sido levadas a efeito, a nível nacional, várias ações de formação de docentes e de técnicos dos serviços educativos das Companhias de Teatro, entre outros profissionais. No caso da presente Ação, a orientação das sessões está a cargo da equipa técnica e artística d'O Teatrão, coordenada por Jaime Soares, da Equipa de Educação Artística - Teatro, da DGE, e conta ainda com a parceria com o Centro de Formação Nova-Ágora e o Centro de Formação Minerva.

Sem comentários: