segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Música da cidade

O bom jazz não tem dia ou hora para se ouvir, já se sabe. No entanto, o "swing" e o tom nostálgico de muitas das suas composições parecem mesmo feitos para a estação outonal que já se instalou na cidade. 

 A pensar nisso, os alunos de Jazz do Conservatório de Coimbra escolheram um programa para o último Combo de 2014 que inclui temas que apetece ouvir ao vivo, em boa companhia e deixando o mau tempo lá fora. Temas escritos por alguns dos grandes nomes do Jazz: Pat Metheny ("New Year" e "Question and Answer"), Freddie Hubbard ("Blues for Miles" e "Jodo"), Rodgers/Hary ("My funny valentine") e Roy Hargrove ("Strasbourg St. Denis"). Além destes, serão também tocadas composições originais de um dos alunos do Conservatório - Tiago Batista -, assim se cumprindo um dos objetivos desta programação de Combos de Jazz: estimular os futuros professionais a criar e apresentar ao público o seu próprio trabalho. Tiago Batista (vibrafone) fará também parte do "ensemble" que se apresenta na próxima quinta-feira, 23 de outubro, na OMT, juntamente com Pedro Jerónimo (trompete), Joni Axel (contrabaixo) e Diogo Alexandre (bateria). 

As temporadas de jazz organizadas em conjunto pel'O Teatrão e o Curso Profissional de Jazz do Conservatório de Música de Coimbra têm trazido à OMT combos de jazz e jam sessions apresentados por dezenas de jovens músicos que, ainda aprendizes, têm assim oportunidade de contactar com diversos públicos e desta forma dar passos fundamentais para a sua formação como futuros profissionais. Esta parceria, que tem enriquecido a oferta cultural e formativa de Coimbra, está igualmente a estender-se a outras áreas, com destaque para a coprodução e participação de alunos e professores do Conservatório na criação de espetáculos de teatro. É, por isso, uma parceria que estas duas instituições - vizinhas, por sinal - desejam aprofundar e que irá manter-se nos próximos tempos. 

Combo de Jazz (Música) 
Alunos do Conservatório de Música de Coimbra 
Tabacaria | 23 de outubro | quinta-feira | 22h | Entrada: €3 (preço único)

Sem comentários: