quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O Natal dos Outros

LEITURAS ATRAVESSADAS (Ciclo de Leituras)
CHRISTMAS QUANDO QUISERES
de Jorge Louraço Figueira
Tabacaria | 18 de dezembro | terça | 22h00 | entrada livre

No espírito da quadra, retomamos CHRISTMAS QUANDO QUISERES, um texto estreado há precisamente dez anos, pel’O Teatrão, sobre o Natal de uma professora e dois miúdos inadaptados. No espírito da temporada, recordamos uma peça criada em regime de colaboração intensiva, semelhante aos processos que deram origem aos dois espetáculos em cartaz. 

Sinopse 
Nico e Pilim são amigos, companheiros e residentes no Bairro Sul. Decidem nas vésperas de Natal, assaltar a Escola que frequentaram até há pouco tempo e onde conheceram Natália, a professora de Inglês. Esta apenas consegue ser colocada em regime de substituição e na noite do assalto surpreende os seus ex-alunos na escola. A sua ida aí prendeu-se com o facto de ter ficado retida na cidade, e de tencionar ver a gravação vídeo da festa de Natal: Natália sofreu um acidente de viação que deixou a sua melhor amiga em estado de coma.
O confronto verbal que se estabelece ente os ex-alunos e a professora revela as fragilidades, as desilusões, as faltas de oportunidade, a sensação de impotência que Nico e Pilim sentem em relação à sociedade, e não só: também Natália partilha de forma aberta os seus problemas. A diferença entre eles reside na capacidade de sonhar, de validar projetos, de acreditar ainda na dignidade do ser humano. E é esta descoberta, esta partilha, que os vai unir.

Jorge Louraço Figueira escreveu a sua peça de estreia, O Espantalho Teso, no âmbito de uma oficina de escrita teatral do Dramat, o então centro de dramaturgias contemporâneas do Teatro Nacional de São João. CHRISTMAS QUANDO QUISERES foi escrita em colaboração com António Mercado, a partir de uma ideia de Manuel Guerra, e trabalhada em improvisações com os atores d’ O Teatrão. O autor entrou em vários projetos de escrita em parceria, tendo participado ainda na XV Residência Internacional do Royal Court Theatre, em Londres, e no seminário de dramaturgia coordenado por Sanchis Sinisterra no Teatro Nacional Dona Maria II.

Sem comentários: