quarta-feira, 4 de maio de 2011

Sair para a rua

FÓRUM TEATRÃO (COMUNIDADE)
Tabacaria | 12 de maio | Quinta | 21h | Entrada Livre

As edições anteriores do Fórum estiveram muito ligadas à discussão acerca do espaço da OMT e à elaboração do programa de atividades para os próximos anos. Conseguimos em ambas as edições as juntar pessoas muito diferentes, desde pais de alunos das nossas Classes de Teatro a investigadores do CES, desde representantes do poder autárquico a professores e estudantes da Universidade de Coimbra e artistas de outras estruturas.

O Fórum é um instrumento fundamental na nossa relação com as pessoas. A urgência sentida na realização do próximo acompanha a urgência em discutir a participação dos indivíduos nos destinos das comunidades. Esta discussão emana do programa traçado pel'O Teatrão para os próximos anos, consequência da reflexão imposta fundamentalmente pelos projetos Dom Quixote (de Coimbra) e República(s). A base do programa d’O Teatrão para os próximos anos é trabalhar versões fictícias da História, num movimento que nos leve sempre a pôr em causa o momento atual. E o momento atual justifica uma aproximação efetiva das pessoas.

Esta discussão não é apenas local, obviamente. Mas localmente é nosso dever, como agentes culturais, provocar a discussão. Por aqui se justifica o facto de estarmos atualmente a preparar um espetáculo de rua, com a comunidade, que acontecerá na zona histórica, juntando atores, amadores, vizinhos, pais de alunos, repúblicos... Um espetáculo comemorativo do aniversário do Foral de Coimbra, que acabará também numa espécie de Fórum, onde cada um reconquistará para si, 900 anos depois, os direitos e os deveres de cidadão de Coimbra.



Sem comentários: