quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Boa vizinhança

VIZINHOS DO ROMAL (Teatro)
Largo do Romal | 13 e 14 de setembro | 19h | Entrada livre

Idealizado pelo Jazz ao Centro, TERRITÓRIO DENTRO DE NÓS é, depois do Conta-me como é, a segunda grande atividade desenvolvida pelas LINHAS CRUZADAS e envolve vários artistas de diferentes áreas, tendo como cenário largos e praças da Baixa de Coimbra. O Teatrão integra a programação com um exercício do Bando à Parte, que se mudou de armas e bagagens para o Largo do Romal, na Baixinha. Cruzando a vida dos seus habitantes com a sua própria circunstância - um grupo de adolescentes portugueses, russos, brasileiros e angolanos -, o BAP desenvolve um exercício de reflexão sobre o verbo "habitar".

©Carlos Gomes

O Território dentro de nós agrega um conjunto de intervenções artísticas que reflectem sobre a cidade contemporânea e as desventuras do seu espaço público. 
As LINHAS CRUZADAS tecidas por quatro estruturas culturais da Cidade de Coimbra atravessam a sua Baixa e revelam lugares e vivências. As praças e os largos, a gente que neles vive e que por eles passa, remetem-nos para as temáticas da origem e da comunidade, mas também do futuro e da imaginação. Afinal, este é o território que soçobrou perante o triunfo dos centros comerciais, mas que conserva a promessa de se reinventar com novos usos. Este é o território que perdeu população, mas que continua a atrair novos residentes. É um território convertido em local de passagem, mas cujas praças insistimos em reclamar. 
Que espaço público é este? E que arte é que nele cabe?

Sem comentários: