segunda-feira, 18 de abril de 2011

Programação OMT Maio - Julho 2011

Viver numa cidade tem disto. Há frenesim, agitação, inconformismo, e depois ausência, abstenção, amargura. Há uns 900 anos, a coisa resolveu-se com um documento que garantia deveres e liberdades a todos: o Foral de Coimbra de 1111. As práticas de cidadania de Portugal Medieval servem de tema para duas das nossas estreias: A Biblioteca Russa, um espectáculo para crianças, passado no tempo em que os animais falavam; e Coimbra 1111, um espectáculo de rua com actores d’O Teatrão, mas também de grupos de teatro da cidade e das Classes de Teatro. Não fazemos reconstituições históricas, atenção! O ofício d’O Teatrão é contar histórias fictícias que contrastem com a versão oficial da História. Em Novembro será a vez de uma farsa sobre o regresso de Dom Afonso Henriques à então capital do reino.

Para compensar esta obsessão com Coimbra, O Teatrão traz à cidade os norte-americanos The TEAM, premiados o ano passado no Festival de Edimburgo, e que se apresentarão com o espectáculo Desvio de Missão (Mission Drift), primeiro na Culturgest, integrado no Festival de Almada, e depois aqui na OMT. O grupo fará igualmente um workshop para profissionais e estudantes de teatro.

De resto, a poesia tem um lugar especial na programação deste trimestre, com a estreia dos cantos VI e VII d’Os Lusíadas, ditos por António Fonseca, e do espectáculo dos finalistas da ESEC, Tomai Lá do O’Neill, a partir da obra de Alexandre O’Neill. Sean Riley apresenta o disco novo e há uma mostra de projectos musicais alternativos de Coimbra. Há espectáculos de fora e um punhado de estreias, escolhidos a dedo e para todos os gostos. Venha ver.

Sem comentários: