quinta-feira, 24 de março de 2011

Por trás da tela quem está?

ESPECTACULAR E REAL: AS ARTES ENTRE A ESPADA E A PAREDE Ciclo de conversas Galeria Bar Santa Clara | 30 de Março | Quarta | 19h

Carlos Costa, do grupo de teatro Visões Úteis, e Manuel Rocha, do Conservatório de Música de Coimbra, continuam o ciclo Espectacular e Real, desta vez na Galeria Bar Santa Clara, numa conversa moderada por Fernando Matos de Oliveira.

A cultura da televisão e da publicidade enfrentam actualmente a concorrência da cultura da internet, dos jogos online e do sexo virtual, escreveu Maria Rita Kehl (Prémio Jabuti 2010) num influente artigo de 2005, «Muito além do Espectáculo» (www.mariaritakehl.psc.br). Será que vivemos numa sociedade do espectáculo?

CARLOS COSTA é co-director artístico do Visões Úteis, que fundou em 1994 e onde tem desenvolvido inúmeros processos criativos nas áreas do teatro e da arte na paisagem. É também professor de dramaturgia na Academia Contemporânea do Espectáculo, membro dos órgãos sociais da PLATEIA - Associação de Profissionais das Artes Cénicas e participante nos fóruns internacionais para as Políticas Culturais do IETM - International Network for the Contemporary Performing Arts.

MANUEL ROCHA é director do Conservatório de Música de Coimbra. Estudou em Moscovo, no Instituto Gnessin, onde se licenciou como professor de violino e músico de orquestra. É membro da Brigada Victor Jara, onde tomou contacto com as recolhas do Michel Giacometti, e do GEFAC, onde tem feito trabalhos de recolha, estudo e divulgação da música regional. Em 2003, foi autor de uma série de documentários para a RTP sobre a música popular portuguesa, realizados a partir da série «Povo que Canta».

Sem comentários: