segunda-feira, 4 de novembro de 2013

A "nossa" Casa dos Avós

Para a criação de "Viagem a Casa dos Meus Avós", a mais recente produção d'O Teatrão, a companhia realizou nos últimos meses uma série de pesquisas que, para além do próprio espetáculo que estreia a 14 de novembro, originou também a instalação "A Casa dos Avós", que estará patente no edifíco da Arte à Parte e que serve como "aperitivo" para o espetáculo.

Para esta instalação, O Teatrão escolheu uma casa aparentemente igual a tantas outras casas, na Rua Fernandes Tomás. Mas por essa casa já passou e viveu muita gente e, entre essa gente, muitos avós e netos. Percebemos, assim, que afinal essa casa já está ocupada pela memória, pelos passos, pelas vozes dessas pessoas - e por segredos que, quem sabe, possam ser partilhados com outros avós e netos! Convidamo-los, por isso, a "ocupar" uma pequena parte desta "casa" e a entrar com O Teatrão numa viagem que começa aqui, na Arte à Parte, e que continua na Oficina Municipal do Teatro a partir de 14 de novembro.

Tanto o espetáculo, como a instalação inserem-se no estudo que O Teatrão tem vindo a realizar sobre a nossa identidade e a tentativa de compreensão de como chegamos aos dias de hoje e de como vivemos este início de século. Para tal, nada melhor que trazer até nós os avós, autênticos reservatórios de uma memória que se estende do século XXI até ao século XIX.

"A Casa dos Avós" resulta do convite dirigido ao Teatrão para integrar a programação OCCUPY - OCUPAR EM NOME DE QUÊ, desenvolvida pela Casa da Esquina no âmbito das LINHAS CRUZADAS, uma parceria entre O Teatrão, Jazz ao Centro Clube (JACC), Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC) e Casa da Esquina que procura, através da cooperação e troca artística, oferecer ao público de Coimbra um espaço de criação, experimentação e fruição das artes.

A Casa dos Avós (Instalação)
O Teatrão
Edifício da Arte à Parte (entrada pelas traseiras da Rua Fernandes Tomás) | 7 a 10 de dezembro | quinta a domingo | 16h-20h | Entrada livre


Sem comentários: