segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Catarina Moura no Ciclo "Repicar Giacometti"

REPICAR GIACOMETTI (Música)
Catarina Moura
Tabacaria | 11 de Janeiro | Terça | 22h

Até 2012, apresentaremos na OMT uma série de concertos a partir das recolhas e do espírito de andarilho de Giacometti, de modo a irmos preparando um espectáculo final sobre o universo musical que nos foi legado pelo etnomusicólogo. Começamos com Catarina Moura, cantora que tem gravações em temas da Brigada Victor Jara, Realejo e Segue-me à Capela.
No início há-de ter sido a voz de mulher. Não se sabe se embalando, se ralhando com os deuses, talvez sublinhando o ritmo de um trabalho. Deve ter sido por isso que da mulher seja a voz que transporta quase toda a música popular: a música da terra, dos ofícios, dos amores, das estórias da História. Catarina Moura canta-as todas com um timbre às vezes doce, outras vezes incisivo, como doce e incisiva é a vida das pessoas comuns, con(can)tada para quem quer saber dos seus passos. À voz hão-de somar-se instrumentos, uns antigos, outros modernos, por ser a música popular que vive nos nossos dias feita de terra, mas também de cimento; de trabalhos da segar, mas também de manobrar máquinas e engenhos. Catarina Moura canta. Ou antes: traduz, para o tempo nosso, melodias aprendidas de vozes de outros tempos.

Preço único de entrada: € 5

3 comentários:

maria joao regala disse...

Catarina, Manel, que pena ter perdido este concerto! Como é possível, com Coimbra aqui tão perto? Deve ter sido uma delícia... Voltam a fazê-lo em breve?

Maria João Regala

isi disse...

Adorava ter ido a este concerto, infelizmente este ano às terças nunca estou em Coimbra...haverá alguma repetição noutro local do país?

Obrigada
Isabel Lemos

O Teatrão disse...

Este concerto foi uma ocasião para a Catarina reunir alguns músicos com quem tem vários projectos. O público que segue com interesse a sua carreira terá que estar atento para saber onde e quando tocarão novamente.