quinta-feira, 29 de abril de 2010

O Escurial - Tabacaria, 18 Maio, 22h

Na nossa Tabacaria continuamos a revelar espectáculos de formato não convencional, no espírito do poema de Álvaro de Campos. O próximo acolhimento é O Escurial, da companhia portuense Art'Imagem, estreado na edição de 2009 do festival Mindelact, em Cabo Verde, e que depois fez uma curta temporada no Maus Hábitos, no Porto.

Adaptação de uma das obras mais representadas do autor belga, L'Escurial, escrita em 1927, esta versão para dois actores usa o jogo de papéis entre as personagens como metáfora das relações de poder, apostando na capacidade de transformação dos encenadores e intérpretes Valdemar Santos e Flávio Hamilton.

Um Rei demente, fechado numa sala do palácio com o seu Bobo, aguarda a morte da Rainha. Por diversão, desafio ou crueldade, o Rei propõe ao Bobo que, por uns momentos façam um atroca de papéis. A princípio hesitante, o Bobo acaba por lhe tomar o gosto e quando chega o momento de devolver o ceptro e a coroa, tenta conservar o poder. O Rei chama o carrasco e manda executar o Bobo. Localizada no palácio do Escurial, em Espanha, a peça evoca a figura de El Greco para caracterizar a decadência do monarca e o carácter absurdo e arbitrário do poder.

O ESCURIAL (Teatro)de Michel Ghelderode
Produção Teatro Art'Imagem
Tabacaria - 18 Maio, 22h

Preço único de entrada: € 5

Sem comentários: