domingo, 17 de janeiro de 2010

Tabacaria acolhe Algures com "O 1º Milagre"

As "honras de inauguração" da programação de 2010 da Tabacaria cabem ao colectivo de criação Algures, com O 1º Milagre, um texto de Dario Fo (Prémio Nobel da Literatura 1997). Este espectáculo apresenta um actor em cena que conta apenas com o seu corpo e com a palavra, sem mudanças de figurinos e cenários, um actor responsável por representar 23 personagens e fazer surgir em cena, ou melhor na imaginação do público e na ilusão do palco, diversos pássaros, burros, camelos, cavalos entre outros animais, passando por vários cenários e ambientes imaginários e estabelecendo uma relação directa e efectiva com o público. Um espectáculo construído a partir de um texto que, pela sua estrutura, requer a utilização de diversas técnicas especializadas como as do teatro de máscaras, a pantomima branca, a pantomima burlesca, o conteur-mimeur entre tantas outras técnicas do teatro tradicional.

Este espectáculo aceita o desafio lançado pelo texto e utiliza diversas técnicas do teatro popular aproximando-se de forma incisiva da figura do contador de histórias, da figura do rapsodo, daquele que congrega à sua volta um conjunto de pessoas para ouvir e sonhar, daquele que procura, através da palavra viva pronunciada com o calor do corpo, estabelecer uma ponte de contacto entre os ouvintes.

O 1º Milagre sobe à cena da Tabacaria na próxima quinta-feira, dia 21 de Janeiro, pelas 22h00 e tem como preço único € 5.

Sem comentários: