terça-feira, 5 de setembro de 2006

Debaixo da Cidade no Museu dos Transportes

Co-produzido pelo CCB e pela companhia APA - Actores Produtores Associados, o espectáculo Debaixo da Cidade fará três apresentações no Museu dos Transportes no fim do mês de Outubro.
Com texto de Gonçalo M. Tavares, encenação de Cláudio da Silva e Manuel Wiborg e interpretação deste último, o espectáculo estreia no dia 25 de Setembro no Centro Cultural de Belém e fará digressão, passando por Coimbra, em mais um acolhimento d' O Teatrão.
É preciso chegar às coisas por baixo. São as coisas que te podem elevar. Não o contrário. Por baixo.(excerto do texto do espectáculo) Esta encenação de Manuel Wiborg e Cláudio da Silva elege o corpo como espaço de representação.O corpo nu de um homem em palco é desvendado por partes, numa sequência de imagens provocada pela direcção de focos de luz. O espectáculo “Debaixo da Cidade – Alguns dólares sobre teatro e outras notas menores” nasce do texto com o mesmo nome publicado no livro A Colher de Samuel Beckett (de Gonçalo M. Tavares, publicado pela editora Campo das Letras).
O monólogo já tinha sido entregue pelo autor a Manuel Wiborg há cerca de quatro anos, na altura em que o actor encenou pela primeira vez o texto cómico, também de Gonçalo M. Tavares, “O Homem ou é Tonto ou é Mulher”. O recente monólogo é de cariz dramático e resulta num espectáculo de grande crueza estética.
Alguém ou algo está debaixo de um espaço. Debaixo da cidade é o título. Poderá ser debaixo da cidade ou debaixo simplesmente de uma casa. O certo é que alguém ou algo fugiu ou se afastou. Alguém que receia as acções e os acontecimentos. Alguém que receia os próprios objectos e ainda os acontecimentos que podem resultar do cruzamento de um corpo com esses objectos.
Depois, subitamente, alguém entra. Lá em cima, algo acontece. E os acontecimentos são perigosos. É necessário continuar a fugir.
23, 24 e 25 de Outubro no Museu dos Transportes, pelas 21h30

Sem comentários: