sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Bando à Parte - Laboratório Artístico Internacional

Projeto PERFORMING ARTS WORKING TOWARDS INCLUSION AND CITIZENSHIP – A TRANSNATIONAL EXCHANGE (Programa Juventude em Ação)

Oficina Municipal do Teatro e Espaços da Cidade de Coimbra 5-11 SETEMBRO 2011

São cerca de 25 os jovens que vão participar no Laboratório Artístico Internacional, uma iniciativa de residência e intercâmbio cultural a decorrer entre os dias 5 a 11 de setembro, na Oficina Municipal do Teatro e em vários espaços da cidade de Coimbra. Inserido no Projeto Performing Arts Working Towards Inclusion and Citizenship – a Transnational Exchange, apoiado pelo Programa Juventude em Ação, o Laboratório integra uma semana de trabalho de pesquisa artística na área do teatro na cidade de Coimbra entre jovens dos grupos do Bando à Parte, do HET MUZtheater (Zaandam, Holanda) e da Associazione Marchigiana Activitá Teatrali - AMAT (Ancona, Itália), para a construção dos Projetos Artísticos de Sociedade dos alunos do Bando à Parte, reta final do seu projeto.

Neste Laboratório, participam os dez jovens de Coimbra, considerados em situação ou risco de exclusão social, que constituem o BANDO À PARTE (2010-2011). O grupo holandês inclui jovens associados ao Het MUZtheatre, uma organização que produz não só teatro para jovens, mas também intercâmbios artísticos e a dinamização de um grupo de teatro para jovens com baixas oportunidades, problemas de aprendizagem e com diferentes origens culturais. O grupo italiano é constituído por jovens do Programa Scuola di platea da Associação italiana AMAT, cujo objetivo é aproximar os públicos mais jovens das artes performativas.

Durante cinco dias estes jovens trabalharão em vários espaços da cidade, como a OMT, o Largo da Portagem, a Estação Nova e o Mercado Municipal, num programa de atividades que inclui apresentações de pesquisas em torno de um conto de Mia Couto, “O Homem Cadente”, e os cruzamentos possíveis entre as diversas realidades paralelas criadas. As personagens entretanto criadas serão confrontadas com a cidade, aprofundando a tensão entre realidade e ficção que O Teatrão tem vindo a pesquisar.

Sem comentários: