sábado, 8 de abril de 2006

Donde vimos? Quem somos? Para onde vamos?


O Teatrão – Teatro para a Infância de Coimbra foi criado em 1994 com o objectivo primordial de proporcionar espectáculos de teatro para a Infância e a Juventude. Surgiu de uma reflexão sobre a validade da Educação Artística e de que esta se deve processar desde a mais tenra idade. Nesse sentido, foi construída uma relação de proximidade com a comunidade de Coimbra, com uma oferta regular de espectáculos, especialmente vocacionados para esta faixa de público específica. Esta relação incidiu, na altura, num contacto muito próximo e regular com as estruturas escolares não apenas do Concelho, mas de toda a Região Centro. Em 10 anos de trabalho conseguiu-se uma fidelização de público concreto, escolar, maioritariamente Infantil.
A construção da Oficina Municipal de Teatro e posterior inauguração, em 2002, abriu novas perspectivas de trabalho e colocou novos desafios. Cientes da nossa responsabilidade enquanto agentes culturais da cidade procurámos conhecê-la melhor e respirar com ela. A produção de espectáculos para a Infância continua a ser uma necessidade inquestionável: para O Teatrão, uma Educação Artística exige a conjugação entre o fazer, o ver e o reflectir. Solidificámos o ver, abrindo espaço para o fazer e o reflectir, com a criação das Classes de Teatro, que decorrem nas instalações da Oficina desde 2001, abrangendo crianças e jovens entre os 6 e 20 anos; com a realização de workshops para professores e alunos de teatro; com a criação de parcerias, sendo disso exemplo a Escola Superior de Educação de Coimbra, nomeadamente o Curso de Teatro e Educação.
O compasso de espera resultante da instalação definitiva da companhia A Escola da Noite no Teatro da Cerca de S. Bernardo resultou na instalação temporária d’O Teatrão no Museu dos Transportes. Simultaneamente, a reflexão produzida do evento Coimbra Capital Nacional da Cultura 2003 fez-nos avançar para a aposta numa programação regular de teatro, estando convictos de que é a oferta contínua de espectáculos e a discussão gerada em torno dos mesmos que forma público, que o fideliza e o faz evoluir.
O Teatrão está no Museu dos Transportes desde Janeiro de 2004 numa situação transitória. Apesar disso, ou talvez por isso, investiu na concretização de uma programação regular que seja preparatória para o projecto da Oficina Municipal de Teatro. Uma programação maioritariamente de teatro, que pretende trazer a Coimbra uma dinâmica de apresentação de projectos que possam ser uma mais valia para todos: para o público, para a companhia e para todos aqueles com quem estabelecemos relações de parceria.
Contactos
Morada: Oficina Municipal do Teatro, Rua Pedro Nunes - Quinta da Nora, 3030-199 Coimbra
Telefone: 239 714 013 Telemóvel: 91 461 73 83 Fax: 239 724 490
Email: geral@teatrao.com

Sem comentários: