sexta-feira, 27 de junho de 2014

Seminário Internacional INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA EM ZONAS URBANAS

O Seminário Internacional INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA EM ZONAS URBANAS, que conta com o financiamento do Programa Juventude em Ação, e que junta em Coimbra cerca de 40 jovens, irá debruçar-se sobre questões que estão presentemente na agenda europeia e mundial: como transformar espaços urbanos degradados em espaços vivos? De que forma as nossas cidades podem ter uma relação mais direta com os seus cidadãos? E como implicar os jovens neste processo de transformação?

São seis dias de intercâmbio cultural que, unindo em Coimbra o norte e o sul da Europa, põem jovens, artistas, políticos e investigadores a discutir e propor estratégias de intervenção e de transformação de zonas urbanas degradadas. Participam jovens Portugueses do projeto de formação d'O Teatrão cbr: LINHAS ART LAB (financiado pelo Programa PARTIS da Gulbenkian), Austríacos da SZENTE BUNTE WHÄNE, Belgas do HETPALEIS, Italianos da AMAT e Holandeses do THEATERMIJN.

Os trabalhos deste encontro visam, no final, construir o documento "Políticas dos jovens para os espaços urbanos" que será, a breve trecho, apresentado às autoridades políticas locais e Europeias. O programa do Seminário abarca, por isso, reflexões, propostas, visitas e outros encontros informais para que europeus de várias origens possam trabalhar juntos naquele documento. Com um trabalho prévio de exploração artística de espaços urbanos degradados naqueles diferentes países, oferece-se agora a possibilidade de um momento de partilha, de interrogação e de ação junto das comunidades das diferentes cidades envolvidas.

A construção do documento "Políticas dos jovens para os espaços urbanos" terá o contributo de especialistas, académicos, políticos e artistas que acreditamos poderem participar validamente nesta discussão: Álvaro Laborinho Lúcio, Carina Gomes (Vereadora da Cultura Câmara Municipal de Coimbra), Ivo Santos (Secretaria de Estado do Desporto e Juventude), Jaime Soares (Direção Geral de Educação, Equipa de Educação Artística – Área de Teatro), José Miguel Pereira (Músico, elemento da Direção do JACC), Filipa Alves (Direção da Casa da Esquina), Marisa Matias (eurodeputada), Rui Pedro Duarte (Deputado do Partido Socialista) e Walter Rossa (Investigador do CES nas áreas de arquitetura e urbanismo, em especial nos domínios da urbanística e reabilitação urbana)

PARTICIPANTES
O Teatrão CBR – Linhas Art Lab (Portugal): Adiana Silva, Alina Yurchenko, Carlos João Santos, Carina Santos, Catarina Pratas, Daniela Alvez, Efim Zhidkov, Guilherme Lima, Igor Freitas, Inês Alegre, Inês Lacerda, Khusso Mulaza, Ksenia Chetvertkova, Lourenço Soma, Luísa Almeida, Maria Barros, Raquel Mensa, Rita Sousa e Sofia Albuquerque Cláudia Pato de Carvalho (Coordenação Geral) Isabel Craveiro e João Santos (Coordenação artística)
AMAT - Associazione Marchigiana Attività Teatrali (Itália): Carlota Tringali, Lorenzo Farinneli, Claudia Angeletti e Benedetta Pedica
THEATERMIJN (Holanda): Donja Van der Eng, Femke Hagemeijer, Lars Flens, Nikkie Westendorp e Rick Nanne
SZENTE BUNTE WHÄNE (Áustria): Jamir Ademi, Magdalena Ettenauer, Vanessa Cerny e Sophie Pachne
HETPALEIS (Bélgica): Mame Seck, Olivier Mees, Silke Debruyne e Tessa Verbruggen

Organização: O Teatrão | Parceiros: HETPALEIS (Antuérpia, Bélgica), AMAT (Ancona, Itália), THEATERMIJN (Amesterdão, Holanda) e SZENTE BUNTE WHANE (Horn, Áustria)

Sem comentários: