segunda-feira, 27 de abril de 2009

OMT enche-se de música!

Neste fim-de-semana O Teatrão apresenta dois concertos únicos!
No dia 30 de Abril, pelas 21h30, há Gaiteiros de Lisboa, sendo esta a última oportunidade para os ver e ouvir antes de entrarem em estúdio para a gravação de um novo trabalho. Em Coimbra, poderemos assistir à retrospectiva de 15 anos de carreira, com especial ênfase no disco Sátiro que, depois de esgotado, foi há pouco tempo reeditado. O bilhete custa 10 euros.
No dia seguinte, 1 de Maio, a Tabacaria receberá às 22h os d3ö, que aqui virão lançar o novíssimo Exposed, o seu álbum de estreia. Os d3ö, juntamente com os WrayGunn e os Bunnyranch, são uma das bandas pós-Tédio Boys, a mítica banda de rock'n'roll de Coimbra que marcou o panorama musical português na década de 90. Liderados pelo vocalista/guitarrista Toni Fortuna, os d3ö são um power-trio, completado por Tó Rui (guitarra) e Miguel (bateria). Após 3 EP's, surge Exposed, que será editado no dia 27 de Abril. Produzido por Wout Straatman e gravado analogicamente, o disco foi masterizado por Nélson Carvalho nos Estúdios Valentim de Carvalho.
A entrada para este concerto custa apenas 5 euros.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Companhia Paulo Ribeiro na OMT

Foto de José Alfredo

Feminine
é a última criação da Companhia Paulo Ribeiro que explora o imaginário pessoano, a partir do olhar de cinco mulheres, quatro intérpretes de dança e uma actriz. Com esta criação, Paulo Ribeiro descobre um Pessoa no feminino, explorando mais uma vez as diferentes qualidade das intérpretes.

O Teatrão na sua programação tinha previsto a apresentação tanto de Feminine, como de Masculine, outra criação de Paulo Ribeiro. Infelizmente, por motivo de doença de um dos intérpretes de Masculine, essa apresentação, prevista para 22 de Abril, terá que ser cancelada, estando neste momento O Teatrão a negociar a sua apresentação para os meses de Julho ou Setembro.

O Teatrão continua assim a sua aposta na programação de espectáculos de inegável qualidade e com uma linguagem claramente contemporânea.

Feminine estará na OMT apenas no dia 25 de Abril, às 21h30. A entrada custa 10 euros.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Projecto PANOS - "Refuga" estreia na OMT

O Teatrão associa-se, mais uma vez, ao projecto PANOS - Palcos Novos, Palavras Novas da Culturgest. Tratando-se de uma iniciativa que pretende dar a conhecer novas dramaturgias e produções teatrais para a adolescência, O Teatrão participa com o texto Refuga, interpretado pelos jovens que, desde há cinco anos, têm desenvolvido um processo de formação no projecto pedagógico da companhia.

Refuga, escrito por Abi Morgan, situa a sua temática em torno da imigração e do asilo e, sobretudo, na exploração dessa realidade nas vidas de jovens adolescentes. São jovens, como os que se apresentam em palco, cujas vidas se desviaram do sonho/projecto inicial. São jovens que se chamam Kodjo, Ara e Roza, mas que podiam ter outros nomes, mais familiares. São jovens que por circunstâncias diversas se tornaram invisíveis num país estrangeiro. Trazê-los à cena é, de alguma forma, resgatá-los dessa condição.

Refuga estará em cena apenas entre 15 e18 de Abril, sempre às 21h30. A entrada custa € 4.

Paralelamente, O Teatrão irá promover a conversa Fugas/Refugas, com a participação de José Manuel Pureza (FEUP/CES) e de Mónica Frechaut e Isabel Galvão (Conselho Português para os Refugiados), ficando a moderação a cargo de Diana Andringa. Esta conversa terá lugar na Tabacaria no dia 16 de Abril, pelas 18h30. A entrada é gratuita.

Entre 8 e 10 de Maio, a
Sala Grande irá acolher propostas de outros grupos que participam na edição de 2009 do PANOS.

sábado, 4 de abril de 2009

Tabacaria recebe Márcia Santos

Quem é Márcia Santos? Compositora, cantora e intérprete. Artista plástica, desenhadora e realizadora. Licenciada em pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Estudou na escola do Hot Club de Portugal. Lançará em breve o seu primeiro disco em nome próprio. Esclarecidos?

E se acrescentarmos, parafraseando alguém, que "não é preciso mais do que uma voz e uma guitarra para deixar o início da Primavera prenhe de promessas e os lábios (...) marcados por esboços de sorrisos"?

O Teatrão e a Lugar Comum trazem até à Tabacaria uma voz doce que canta acordes que nos embalam e uma poesia simples e desarmante. Dia 9 de Abril, pelas 22h. Preço: 5 euros.